Exemplo de empreendedorismo, Veg Veg completa quatro anos nesta quarta-feira

Com decoração aconchegante, comidas inovadoras e funcionários atenciosos, empório vegano faz  sucesso em Curitiba
 Por: Amanda Kurlapski e Anne Ehlke
O cardápio é criado com o auxílio de amigos (Foto: Amanda Kurlapski)
“Por que não fazer algo que tenha uma relação direta com você, com o que gosta e com o que acredita?” Foi a partir dessa reflexão que Carol Ferreir, 30 anos, decidiu criar a Veg Veg, primeiro empório vegano do Brasil, que completa quatro anos hoje.
Vegetariana desde os 15 anos e, logo depois, vegana, Carol tinha muita vontade de levar conhecimento a respeito do veganismo e vegetarianismo – muito escassos naquela época – àqueles que nunca ouviram falar sobre eles, além de oferecer mais opções de alimentação para quem já adotava esse método de vida.
Junto com sua amiga Tati, que compartilha dos mesmos princípios, teve a ideia de criar a Veg Veg: um lugar além dos padrões saudável e verde. Um exemplo disso são seus pratos inovadores, como o hambúrguer de feijoada, cachorro-quente, frango e churrasco veganos, e também o já tradicional Festival da Coxinha Vegan.
Mas nem sempre foi assim. O primeiro empório vegano brasileiro no início era pequeno: possuía somente um corredor, duas prateleiras, um freezer e um refrigerador. E, apesar de todas as dificuldades, dentre elas a de “não vai dar certo”, o sonho se concretizou.
O desejo de deixar os produtos desse nicho de mercado mais acessíveis fez com que a Veg Veg se tornasse não só um empório, mas também um restaurante e café. Os ingredientes utilizados são de produtoras locais, que crescem e se desenvolvem junto com a empresa, fomentando o mercado local.
Além disso, a Veg Veg tem o intuito de ser mais que um espaço com produtos sem ingredientes de origem animal, mas sim um local onde se pode conhecer e saber do que se trata o veganismo, sem ter o comprometimento de adotar ou não esse lifestyle; onde pessoas que acreditam em vários ideais possam descobrir que existe um meio, muito maior do que pensam, para compartilhar convicções.

 

“Eu sempre falo para as pessoas que tenho interesse em mudar o mundo. Esse é até um dos motivos para que, aqui na Veg Veg, a gente tenha essa frase”, diz Carol (Foto: Amanda Kurlapski)
Hoje em dia, Carol tem como sócio seu namorado e um amigo. O objetivo agora é criar a marca Veg Veg de produtos embutidos, aumentar ainda mais a produção local e também ter mais acessibilidade, poder e qualidade dos produtos.
Se você não é de Curitiba e ficou interessado, não desanime, existem planos de levar a Veg Veg para outros lugares.
Dicas para quem deseja abrir o seu próprio negócio
Carol sabe que ter uma empresa é um sonho para a maior parte das pessoas e, por isso, dá 4 dicas para aquelas que têm esse sonho:
1- Não pense só em dinheiro, porque ele demora a chegar.
2- Esteja ligado o tempo inteiro, tanto no seu negócio quanto fora dele. Isso é uma coisa muito importante. Você não pode piscar, tem que inovar e trazer coisa nova.
3- Tenha o espírito de transformação, porque empreender é transformar. É fazer diferente, é querer fazer.
4- Seja bastante proativo, pois hoje o pequeno empresário é tudo: mídias, financeiro, atendimento, faz compras e vendas.

 

5 thoughts on “Exemplo de empreendedorismo, Veg Veg completa quatro anos nesta quarta-feira”

Deixe uma resposta